História

O Santuário de Santo Antônio de Pádua é o único no nosso Estado de Mato Grosso do Sul, nós tivemos essa graça. 

A história do Santuário começou com o Padre Luciano Scampini. Ele escreveu uma carta para o cardeal de Pádua dizendo que aqui havia uma paróquia chamada Santo Antônio de Pádua e que ele tinha a intenção de fazer Santuário Santo Antônio de Pádua no nosso Estado de Mato Grosso do Sul.

Então, o cardeal mandou uma carta respondendo ao Padre Luciano que mandaria uma parte do corpo de Santo Antônio de Pádua como relíquia. Essa parte é o rosto de Santo Antônio.

Aqui em Terenos nós temos uma relíquia de primeiro grau. A relíquia de primeiro grau significa que é uma parte do corpo da pessoa. Segundo grau aquilo que ele tocou. Terceiro grau um objeto que ele usou.

A relíquia de primeiro grau realmente tem um peso maior. É como se a gente estivesse com o próprio santo. Imagine, o próprio santo no meio de nós. Não é uma imagem. A imagem nos remete àquela pessoa que viveu para Deus e nos remete à Deus. A relíquia é como se o próprio santo estivesse no meio de nós. E quando a gente toca nela, esse pedacinho de santo, que está na comunhão dos santos, nós assim acreditamos na nossa fé católica, nos eleva à graça de Deus. É um peso porque o santuário exige uma abertura para acolher romeiros. E graças a Deus, com o Padre Luciano já havia uma peregrinação grande. Agora a ideia é fazer com que cresça o número de pessoas buscando este grande santo. O Santo que adorava Jesus Cristo.

A ideia de iniciar o projeto do novo prédio do Santuário foi feita pelo Padre Luciano. Posteriormente, na chegada do Padre Roberto, foi feita a regularização da parte estrutural do terreno, e então foi feita uma reunião com a comunidade, com a liderança e com o bispo, e o conselho diocesano para chegar à melhor forma da construção da igreja. E a igreja surgiu da ideia gótica, que é a estrutura do barracão, que é uma estrutura simples, aí você transforma o simples em algo mais digno. A torre dá imponência ao ambiente. E a proposta é ser uma forma atrativa, não apenas erguer uma igreja, mas fazer com que essa igreja tivesse um rosto de um santuário, assim surgiu a ideia igreja.

Santo Antônio, padroeiro de Terenos, rogai por nós

Vídeo